O que é Ortodontia?

A ortodontia, é a parte da odontologia que se dedica a solucionar problemas relacionados a má posição de dentes e ossos. Assim, recomendando tratamentos focados na correção da mordida dos pacientes, reposicionamento de dentes. Desta forma, eliminando dores, desconfortos e elevando a autoestima, além de manter a saúde bucal, que é mais importante.

De forma clara, a ortodontia trata de alinhar dentes tortos, ossos do maxilar que estejam posicionados de maneira inadequada e dentes que não se encaixam da maneira como deveriam.

A falta de tratamento de dentes e ossos, pode causar problemas na hora da escovação, o que leva a formação de cáries e placa bacteriana. O que gera os problemas bucais e até a perda de dentes.

Além disso, a falta de correção da posição dos ossos e dentes, pode ocasionar dores de cabeça, dores do pescoço e danos aos músculos da face. A ortodontia trata desses problemas, estabelece função adequada, eleva a autoestima e deixa o sorriso mais saudável e bonito.

Existem 3 principais tipos de ortodontia, conheça quais são:

– Ortodontia corretiva: este é o tipo mais popular. Como o nome já diz, é necessária para corrigir problemas de alinhamento dos dentes ou dos ossos. As bases para estas correções, são os aparelhos fixos ou móveis, com a ajuda dos aparelhos é possível promover o alinhamento dos dentes, acertar a mordida, eliminar o espaço entre os dentes etc.

– Ortodontia preventiva: tem a função de prevenir a necessidade de tratamentos mais longos e complicados. Após avaliações, os dentistas buscam formas de impedir que os dentes fiquem tortos ou que haja algum problema na mordida do paciente.

– Ortodontia interceptiva: é mais aplicada em crianças, quando o profissional nota que estão havendo alterações no desenvolvimento orofacial. Tais problemas exigem ação imediata.

Agende sua consulta

Aparelhos e alinhadores ortodônticos: 

Cada categoria da ortodontia tem uma função específica e assim como elas, cada tipo de aparelho ortodôntico visa solucionar um problema.

Conheça os principais tipos de aparelhos ortodônticos:

– Aparelho fixo: possivelmente o mais popular, este aparelho é formado por partes metálicas e os famosos bráquetes. Ao colocar este aparelho, os dentes do paciente são puxados de forma gradual até que fiquem na posição correta. Sua forma fixa facilita a utilização, visto que não é possível esquecer de colocá-lo, assim, obtendo resultados mais rapidamente, mas o paciente deve se atentar a higiene bucal e fazer manutenções periódicas.

– Aparelho fixo estético: não há diferença entre a função deste aparelho e o modelo citado anteriormente, a diferença fica apenas por conta da estética. Estes aparelhos são produzidos com materiais mais discretos, transparentes, para pacientes que não querem chamar atenção para eles. Os modelos mais comuns para este tipo são os de safira e porcelana, porém, tem um custo mais elevado. Geralmente, são procurados por adultos que querem passar pelo tratamento de forma mais discreta.

– Aparelho móvel: mais utilizado em crianças ou como parte final o tratamento com aparelhos fixos, este tipo tem como objetivo manter os dentes no lugar correto. Muitos pacientes consideram seu uso mais fácil, no entanto, ele deve ser levado a sério, caso contrário, o procedimento e a evolução alcançada após meses de tratamento, pode retroceder.

– Aparelhos alinhadores ortodônticos: estes são considerados uns dos mais modernos, principalmente por conta da tecnologia utilizada durante o tratamento. São conhecidos como alinhadores invisíveis e tem quase as mesmas funções dos aparelhos tradicionais, com a vantagem de oferecer resultados mais rápidos. A troca das moldeiras é realizada a cada 14 dias e muitas vezes o paciente já recebe as próximas, feitas sob medida, para trocar em casa. É considerado um tratamento moderno, eficaz, rápido e não exige muitas visitas ao consultório.

Também é um tipo de aparelho móvel, visto que o paciente pode retirar as moldeiras para comer e fazer a higienização. No entanto, para que os resultados sejam atingidos, é preciso utilizá-lo pelo menos 22 horas por dia ou de acordo com a recomendação do seu dentista.

Para saber qual melhor tratamento para o seu caso, clique aqui e agende uma avaliação na RP Odonto. Ou fale com nossa equipe pelos números: Telefone: (22) 3822-4489 ou WhatsApp: (22) 9 9231-5276.

Siga nossas redes sociais:

Facebook
Instagram

Descubra a importância de um belo sorriso e os efeitos na sua vida!

Depoimentos

O que dizem nossos pacientes!

Vivian Miranda Paciente

Eu super recomendo, excelente atendimento!

Roberto Fróes Paciente

Ótimos profissionais com um excelente atendimento!!

Vinicius Prevot Paciente

Excelente atendimento e profissionais capacitados! Parabéns!

Luiz Gonçalves Paciente

Excelente atendimento, competência e profissionalismo. Indico, sem dúvidas!

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?