Endodontia

As cáries são problemas muito sério na odontologia, praticamente um dos mais comuns e é necessária uma técnica apurada para lhe dar com elas.

É aí que surge a endodontia, como o nome já diz o “endo”, que significa interno ou dentro e “odóntos” que significa dente, ou seja, é algo que trata dentro dos dentes e possíveis doenças que podem trazer prejuízos aos dentes, como as próprias cáries, as mais famosas, porém não única existente.

O que é Endodontia?

Como foi citado e o próprio nome já diz, é a área responsável por atuar na parte de dentro dos dentes, ou seja, tenta consertar o dente na parte interna.

Essa é uma das áreas mais importantes para a saúde bucal, principalmente para se obter sucesso na reabilitação oral, sendo muito mais que só o tratamento de canal, o profissional possui muito mais conhecimento do que apenas o canal.

O dentista que faz a endodontia fica encarregado de tratar das cáries, corrigindo trincas, fraturas e outros traumas que possam vir a ter no interior do dente.

O profissional da endodontista faz a intervenção nos dentes antes que aconteça infecções graves e até necrose completa, resultando na perca dentária, por isso é importante ir até esse profissional e dar o tratamento mais eficaz.

Além disso, é preciso entender como o paciente se sente mais confortável, para que se crie uma situação de segurança e confiança entre os pacientes.

O paciente precisa necessariamente ter esse sentimento, pois por muitas vezes o paciente pode preferir fazer a extração e perder o dente, isso é algo comum por falta de conhecimento, por isso o profissional da Endodontia precisa passar segurança ao fazer os seus procedimentos.

Casos de Endodontia:

A endodontia faz o diagnóstico, a terapêutica e a profilaxia das doenças que estão no interior dos dentes, na raiz e nos tecidos que estão em volta.

Um exemplo é se alguém sofre uma pancada, o endodontista vai fazer uma avaliação com a radiografia e fazer acompanhamento com exame clínico e anamnese.
As causas em que a Endodontia mais tratam são as cáries ou fraturas. Quando isso acontece, as bactérias acham um caminho para contaminar a raiz e a polpa dentária, o que causa uma infecção, que se não for tratada adequadamente, só irá piorar.

A Endodontia é mais indicado aos pacientes que possui cáries que já chegaram na polpa do dente, que compromete diretamente a raiz.

Então a necessidade de fazer um tratamento com o canal é feita para as seguintes situações:

– Dentes quebrados ou trincados;
– Cáries mais profundas;
– Sensibilidade interna em temperaturas extremas;
– Traumas com indicação de tratamento protético.

Importância da endodontia:

– Ao fazer uma consulta no dentista é claro que todo mundo quer ter sua dentição perfeita, sorriso de dentes brancos e brilhantes e mordida adequada. Mas a verdade é que os dentes começam a ser bem tratados de dentro para fora, ou seja, começa internamente. – – Para isso é necessário que as cáries profundas e fraturas sejam completamente eliminadas para que não afete a saúde bucal.
– Uma das complicações que a Endodontia busca evitar é a ocorrência de quadros sistemáticos de infecção, que acabam surgindo quando as bactérias que estão na dentição acabam chegando à corrente sanguínea.
– Além disso, a Endodontia busca também cuidar da estética e autoestima, pois faz o clareamento interno de dentes que acabam escurecendo.
– A função mais importante da Endodontia é buscar cuidar das cáries, uma doença com vários fatores, que acabam encontrando em gordura alimentar e se aderem ao dente, a causa o amolecimento do dente, nesse caso é necessário escovar bem os dentes após as refeições e também antes de dormir, junto com a utilização do fio dental.
– A cárie geralmente começa entre os dentes e a pessoa acaba nem percebendo, quando ela está no interior do dente, ele fica oco, mesmo que a casca seja dura dentro dele está mole. Já é recomendado procurar um dentista quando acontece o processo de sentir dor com temperaturas extremas, ou também quando o paciente dorme.

Então lembre-se que você deve visitar o endodontista, pois a Endodontia é feito para ajudar a tratar traumas do seu dente, então sempre faça consulta a um profissional especializado para se prevenir de possíveis problemas. Com tecnologia e cada dia mais técnicas novas, é possível reduzir até mesmo os tratamentos para apenas uma consulta de 40 minutos.

Para saber qual melhor tratamento para o seu caso, clique aqui e agende uma avaliação na RP Odonto. Ou fale com nossa equipe pelos números: Telefone: (22) 3822-4489 ou WhatsApp: (22) 9 9231-5276.

Siga nossas redes sociais:

Descubra a importância de um belo sorriso e os efeitos na sua vida!

Depoimentos

O que dizem nossos pacientes!

Vivian Miranda Paciente

Eu super recomendo, excelente atendimento!

Roberto Fróes Paciente

Ótimos profissionais com um excelente atendimento!!

Vinicius Prevot Paciente

Excelente atendimento e profissionais capacitados! Parabéns!

Luiz Gonçalves Paciente

Excelente atendimento, competência e profissionalismo. Indico, sem dúvidas!

Escanear o código
Podemos ajudá-lo?