Peridodontia

Existem vários ramos da odontologia, entre eles a Periodontia, mas você sabe exatamente o que é esse ramo? Esse é o ramo que trata em volta dos dentes, como o próprio nome sugere, “perio” significa volta e “dontia” é dentes.

Então é basicamente responsável pelo cuidado e prevenção de doenças que estão presentes nas gengivas e ossos de sustentação dos dentes.

Então basicamente o objetivo da Periodontia é o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças que possam afetar os tecidos de suporte dentários.

Importância da Periodontia

A Periodontia é muito importante para fazer a manutenção da saúde dentária no corpo todo, os cuidados com a saúde e higiene bucal, para que os dentes possam se manter por um período longo. Essa área também faz o acompanhamento da movimentação que é causada pelo tratamento ortodôntico, como também faz a escolha de dente extraído, e até mesmo faz as condições para possíveis tratamentos estéticos.

Por isso essa área é fundamental para tratar, além de fazer a prevenção de doenças que podem vir a ser infecciosas e que podem atacar o corpo inteiro, como a endocardite que acaba afetando o coração.

Função da periodontia:

O profissional peridontista possui como objetivo diagnosticar e tratar doenças periodontais e possui como objetivo:

– Fazer a avaliação, tratamento e diagnóstico de problemas periodontais;
– Avaliar como as doenças periodontais pode estar influenciando no sistema do paciente;
– Fazer o controle de riscos que podem gerar doenças nas gengivas;
– Fazer procedimentos clínicos e cirúrgicos para a prevenção de doença periodontais.

A Periodontia identifica alguns sintomas que podem ser comuns nessa área, como por exemplo, gengivas inchadas, dilatadas, retraídas e que podem sangrar facilmente.

Esses são sinais de alerta para a gengivite, que são doenças que a periodontia trata e tenta evitar para que não haja perca de dentes.
Existem outros sintomas como dentes maiores e mais longos, bolsa na gengiva que afasta os dentes um dos outros, modificação no encaixa da mordia e pus ao redor dos dentes e mau hálito com gosto ruim na boca.

Tipos de periodontite:

– A periodontite é uma doença inflamatória, a mais comum no mundo, praticamente uma doença bem silenciosa. Existem alguns tipos de periodontites mais comuns.
– A periodontite crônica é mais recorrente em adultos e vem exatamente de não fazer o tratamento da gengivite e acaba evoluindo para a perda do osso que fica o dente. Pode ser leve a moderada e pode fazer perder parte dos dentes.
– A Periodontite agressiva é a mais rara de todas e possui uma evolução rápida, é comum em adolescentes e jovens e sua causa possui origem hereditária.
– A periodontite ulcerativa necrosante é muito mais grave e compromete o osso e o ligamento alveolar, ela é comum em alcoólatras, portadores de HIV e fumantes.
– A periodontite apical aguda afeta o osso alveolar e a sua causa é por traumas como pancadas e acidentes.
– A periodontite juvenil é genética e está presente em pessoas de 11 a 13 anos, ela não tem inflamação gengival e é só identificada por profissionais da odontologia.

Tratamento periodontal:

– O tratamento dessas doenças, ou da gengivite, é feito através de melhoras na higiene bucal da pessoa.
– O tratamento em si é feito uma limpeza dentro do consultório, o que também ajuda a melhorar a higienização das bolsas ao redor dos dentes, evitando danos que poderiam ser causados nos ossos de sustentação dos dentes. Esse procedimento é feito a remoção de toda placa bacteriana que está acumulada ao redor dos dentes e também o alisamento das raízes dos dentes.
– Se o caso for mais avançado, pode ser que seja  necessário uma cirurgia para tratar, o profissional vai orientar sobre o processo de escovar os dentes e na rotina de manutenção de higiene bucal para o tratamento ficar mais rápido.

Evitando a periodontite:

– Apesar do tratamento interromper o avanço da doença, você não vai recuperar o que foi perdido, justamente por se tratar de uma doença crônica, você pode até ter o controle sobre ela, mas nunca terá a cura.
– Então o melhor jeito é ter bons hábitos de higiene bocal, fazendo toda a diferença na hora de evitar essas situações terríveis.
– Então é bom você fazer adequadamente a escovação de dentes e até da língua de forma que seja eficiente e correta, além da utilização do fio dental e fazer visitas frequentes ao dentista, pelo menos a cada seis meses para fazer uma limpeza dental no consultório, essas ações já ajudam muito a evitar esse tipo de doença que a Periodontia tenta tratar e que é tão complicado tratar.

Para saber qual melhor tratamento para o seu caso, clique aqui e agende uma avaliação na RP Odonto. Ou fale com nossa equipe pelos números: Telefone: (22) 3822-4489 ou WhatsApp: (22) 99231-5276.

Siga nossas redes sociais:

Descubra a importância de um belo sorriso e os efeitos na sua vida!

Depoimentos

O que dizem nossos pacientes!

Vivian Miranda Paciente

Eu super recomendo, excelente atendimento!

Roberto Fróes Paciente

Ótimos profissionais com um excelente atendimento!!

Vinicius Prevot Paciente

Excelente atendimento e profissionais capacitados! Parabéns!

Luiz Gonçalves Paciente

Excelente atendimento, competência e profissionalismo. Indico, sem dúvidas!

Escanear o código
Podemos ajudá-lo?